Biblioteca

Dr. Bráulio Guedes Da Silva

Livros de literatura brasileira; Livros de literatura estrangeira; Livros infantis; Livros didáticos; Obras de referência; Revistas nacionais e internacionais especializadas; Revistas de assuntos gerais; Gibis; CD-roms.

Na biblioteca, proporcionamos ao corpo docente, alunos e funcionários o acesso à informação para o desempenho de suas atividades.

No início de cada ano letivo são adquiridos todos os livros adotados pela escola. Em período de balanço da coleção, a biblioteca permanece fechada ao público, não sendo permitido o empréstimo de obras.

Realizar consulta ao acervo

Inscrições dos Usuários

Estão inscritos, automaticamente, como usuários da biblioteca, com direito a empréstimo: os professores, alunos e funcionários da OSE.

Para utilização dos serviços da biblioteca, os alunos deverão apresentar o cartão de identidade estudantil.

Empréstimos

3 livros
por aluno

7 dias
de prazo

O empréstimo somente poderá ser concedido mediante a apresentação do cartão do usuário entregue pela secretaria. O usuário será responsável pela guarda e conservação da(s) obras(s) emprestada(s), não podendo transferí-la(s) para outra pessoa.

O limite de empréstimos será de três publicações e terão prazo máximo para devolução de sete dias, podendo renovar apenas para as publicações que não tiverem reserva.

Não poderão ser retiradas para empréstimo domiciliar publicações periódicas, obras de referência e da Coleção de Reserva.

Reservas

As reservas serão feitas a partir de solicitação dos usuários, quando a obra requisitada estiver emprestada. A reserva será nominal, obedecendo à ordem cronológica dos pedidos.

Após a comunicação ao usuário de seu retorno à biblioteca, ficará disponível ao primeiro requerente da lista, pelo prazo de 24 horas, findo o qual, será liberada para empréstimo ao candidato subsequente.

Renovação

O empréstimo somente poderá ser renovado pelo próprio usuário, caso a obra não esteja reservada.

Penalidades

R$ 1,00

por dia

O atraso na devolução de material bibliográfico implicará multa de R$ 1,00 (um real) por dia de atraso.

No caso de fechamento imprevisto da Biblioteca, a devolução da obra deverá ser feita, sem penalidade, no 1º dia útil subsequente.

Não ocorrendo a devolução da obra, depois de realizadas as devidas cobranças, o caso será comunicado à Diretoria. No caso de perdas e danos, o usuário deverá restituir à Biblioteca outro exemplar da mesma obra (autor, título e edição) ou edição mais atualizada, no prazo máximo de 15 dias.

Quando se tratar de obra esgotada, o bibliotecário indicará outra de valor equivalente para substituí-la. Não promovendo a substituição da obra, o usuário terá o direito de empréstimo suspenso.

Serviços

Serviço de Alerta: divulgação e exposição de livros novos; empréstimo de material bibliográfico; orientação no uso de suas coleções e serviços; acesso aos microcomputadores e à internet para pesquisas;

Disciplina

É exigido silêncio e respeito no recinto da biblioteca, não sendo permitido: fumar; entrar com lanches e bebidas; manipular inadequadamente a obra; desobedecer às determinações dos funcionários; entrar com bolsas ou pastas na biblioteca (esses objetos devem ser colocados no guarda-volumes); utilizar telefone celular e aparelhos sonoros; falar em tom elevado.

Disposições Gerais

Os casos omissos deste regulamento serão resolvidos pela administração da biblioteca, coordenação de curso e diretoria da OSE.