A OSE

Nossa Escola

A Organização Sorocabana de Ensino (OSE) desenvolve-se a partir de um diferencial que poucas instituições de ensino no Estado de São Paulo possuem: tradição e uma rica história.

Desde sua fundação, em 1924, a OSE, como faz até hoje, funciona como um importante ponto de apoio para o desenvolvimento econômico e cultural da região, formando inclusive pessoal altamente especializado para o comércio, a indústria e outros serviços.

História

1924

Fundação

Sua origem dá-se na antiga Escola de Comércio de Sorocaba, em 1924, quando foi fundada pelos professores Luiz Smittes, Antonio Amábile e Albertino Manentee. O Grupo veio atender a necessidade de formação profissional de uma cidade em franca expansão industrial e comercial. O funcionamento se dava em um casarão localizado na Rua Álvaro Soares.

1958

solidificação

Já como uma instituição sólida e depois de ter funcionado em três endereços no centro da cidade, em 1958 a OSE se instalou em um novo prédio, que deu origem à sede atual, chamado Edifício “Cyrillo Freire”, na rua da Penha,620. Nesse mesmo ano a escola passou a oferecer o Curso Colegial Secundário.

1975

sistema coc

Sempre em sintonia com a modernidade e as necessidades do mercado, em 1975 começa a funcionar o Curso de Processamento de Dados (Informática). O convênio entre a OSE e o COC, outra instituição de ensino de grande expressão, de Ribeirão Preto, é firmado em 1992, com a implantação de seu cursinho pré-vestibular.

2006

Novo prédio

Em 2006 é inaugurado o novo prédio, ampliado e reformado, no centro de Sorocaba, oferecendo mais espaço para laboratórios, salas de aula e biblioteca.

1936

Ampliação

A partir de 1936, sob a direção do professor Arthur Ciryllo Freire e sua esposa, dona Tercilla, ampliou seu leque de serviços para atender outros segmentos da população e, em 1947, passa a chamar-se Organização Sorocabana de Ensino e inaugura seu curso Ginasial. Nesta época as instalações mudaram da Rua Álvaro Soares para um majestoso casarão localizado na esquina da Rua da Penha e da Rua. Cel. Benedito Pires, onde hoje existe um prédio residencial chamado "Dr. Arthur Cyrillo Freire". Um fato curioso aconteceu durante a mudança de prédios, onde os alunos, professores e funcionários em uma grande força tarefa realizaram a mudança dos móveis com as próprias mãos até o novo endereço.

1962

técnico em química

Para atender à demanda de um parque industrial em expansão, a OSE passa a oferecer o Curso Técnico de Química Industrial, ampliando o seu atual prédio com um novo bloco, com salas de aulas e 4 laboratórios de química. Até hoje, uma referência para toda a região. No ano seguinte é implantado o Curso Colegial de Formação de Professores Primários, o antigo Curso Normal. Nesta década é também oferecido o curso Técnico em Contabilidade.

2004

IMAPES

Como não podia deixar de ser, o Grupo OSE ingressou no nicho de Ensino Superior. Nesse ano criou a Faculdade IMAPES – Instituto Manchester Paulista de Ensino Superior e em 2006 a UniSEB, com ensino superior a distância. Mesmo ano em que foi inaugurado o novo prédio, no centro de Sorocaba, oferecendo mais espaço para laboratórios, salas de aula e biblioteca.